Mosquetões são usados em uma grande variedade de situações. É por isso que há tantos tipos diferentes disponíveis. Novos modelos são introduzidos no mercado todos os anos. Mosquetões com trava, mosquetões sem trava, mosquetões acessórios sem suporte de carga, mosquetões de saque rápido, mosquetões HMS, screwgates, twistlocks… às vezes é difícil manter o controle. Existem três tipos principais de mosquetão:
1. mosquetões sem suporte de carga (acessórios), 2. mosquetões básicos ou normais (frequentemente chamados de mosquetões sem travamento) e 3. mosquetões com travamento.
Você verá todos os tipos de mosquetões estranhos e maravilhosos. Por exemplo, em forma de coração, em forma de animal, etc. Esses mosquetões sem suporte de carga vêm em todos os formatos e tamanhos. Muitos deles são destinados ao uso apenas como enfeites, ou seja, no seu chaveiro ou no zíper da sua mochila . No entanto, você também pode usá-los para prender sua bolsa de giz ou sapatos de escalada ao seu arnês ou para prender uma garrafa à sua mochila. Observe: como o nome claramente indica – mosquetões sem suporte de carga nunca devem ser usados para escalada . Eles não são certificados como equipamento de proteção individual (EPI) contra quedas. Como tal, mosquetões acessórios sem suporte de carga não precisam estar em conformidade com um padrão ou passar por testes especiais de lote.
Os grampos de parafuso de gelo são um tipo especial de mosquetão sem suporte de carga. Ao escalar rotas de gelo ou mistas no inverno, muitas vezes você precisa carregar uma grande seleção de parafusos de gelo para proteção. Os grampos de parafuso de gelo são essenciais para armazenar com segurança essas peças afiadas de equipamento em seu arnês e mantê-las à mão. Outros tipos de mosquetões não são tão eficazes; os parafusos de gelo seriam difíceis de prender ou soltar do seu arnês e atrapalhariam. Muitos cinturões de escalada têm pontos de fixação de grampo de parafuso de gelo dedicados . Só para reiterar: nunca use um mosquetão para proteção pessoal, a menos que esteja em conformidade com a norma EN 12275 ou 362. Outros mosquetões são mosquetões sem suporte de carga. Isso também se aplica aos grampos de parafuso de gelo.
MOSQUETÕES NORMAIS (EPI)
Mosquetões normais são conectores básicos com um gatilho, mas sem mecanismo de travamento do gatilho . Geralmente, eles são usados em quickdraws. Eles podem ser comprados separadamente ou como um conjunto de quickdraw . Mosquetões normais (também conhecidos como mosquetões básicos) são mais fáceis de manusear do que um mosquetão de travamento, mas também são mais fáceis de abrir acidentalmente. Em situações em que a facilidade e a velocidade de prender e soltar são mais importantes do que a segurança adicional fornecida por um gatilho de travamento, use um mosquetão normal. Observação: use apenas mosquetões normais em quickdraws ou em um sistema redundante .
Mosquetões normais vêm com portões retos (também conhecidos como padrão) ou curvos. Os portões curvos simplificam o encaixe da corda no quickdraw, ajudando a guiar suavemente a corda para dentro. No entanto, use portões retos para prender em parafusos. O portão reto evita que o mosquetão fique preso no parafuso .
Mosquetões de arame são uma alternativa aos mosquetões de arame sólidos. Mosquetões de arame têm três vantagens importantes:
portões de arame tendem a congelar menos, o que os torna ideais para uso até mesmo nas condições mais extremas.
o portão é mais fino e portanto mais leve
o portão de arame mais leve também reduz qualquer efeito de chicote no portão (também conhecido como gate lash). Mais sobre o efeito de chicote mais tarde, em “Riscos e Perigos”.
Mosquetões de arame também têm uma desvantagem devido ao seu formato, ou mais especificamente, ao seu nariz. Deixe-nos explicar.
Design do nariz do mosquetão (nariz vs. Keylock)
Nem todo mundo sabe que o design do nariz de um mosquetão também determina sua resistência. Os mosquetões são projetados para serem carregados longitudinalmente com o gatilho fechado. Em geral, a resistência do gatilho aberto é menor que a metade do que quando o gatilho está totalmente fechado. Existem duas formas principais de design do nariz do mosquetão. Os mosquetões mais antigos geralmente têm um nariz em forma de gancho no qual o gatilho de arame se encaixa. Os mosquetões normais mais novos são projetados principalmente com o sistema de fechamento de trava de chave (às vezes chamado de “nariz limpo”). Em vez de um nariz em forma de gancho, também há um design em forma de T ; a “chave” na extremidade do nariz fresado se encaixa na “trava” fresada correspondente no gatilho, como uma peça de quebra-cabeça. Os mosquetões de gatilho de arame têm principalmente um design de nariz.
O entalhe e o design do nariz em forma de gancho têm uma desvantagem significativa. Equipamentos como eslingas, correias ou fios podem facilmente prender no nariz em forma de gancho (também conhecido como gancho de nariz) e impedir que o mosquetão feche corretamente. Isso é particularmente perigoso, pois mosquetões com um nariz em forma de gancho e design de entalhe podem ficar presos em um parafuso. Isso reduz drasticamente sua resistência . Se carregado durante uma queda, a energia da queda atua como uma alavanca no mosquetão aberto e pode dobrá-lo ou, no pior dos casos, quebrá-lo completamente. Portanto, ao prender um mosquetão com um entalhe de nariz : sempre verifique se ele fechou completamente e não pode prender . A esse respeito, o sistema de trava de chave tem uma grande vantagem .
Mosquetões de travamento
Mosquetões de travamento fazem exatamente o que dizem na lata. Eles estão disponíveis com uma variedade de mecanismos de travamento diferentes. Em situações em que um mosquetão com defeito na corrente de segurança teria consequências sérias, eles são particularmente importantes. Sempre use mosquetões de travamento para amarração, rapel, amarração em geleiras e em amarrações de construção. Mosquetões de travamento com mecanismos de abertura menos complexos também são usados em quickdraws para fornecer proteção extra. Novos designs inovadores chegam ao mercado todos os anos.
Mosquetões de travamento oferecem segurança máxima e ainda precisam permanecer fáceis de manusear. É aqui que entram os diferentes mecanismos de travamento.
Mosquetões de travamento se dividem em dois grupos principais: mosquetões de travamento manual e mosquetões de travamento automático (também conhecidos como autofechantes ou autotravantes). Como você pode esperar, os mosquetões de travamento manual têm um mecanismo de travamento manual que você precisa fechar ativamente. Os mosquetões de travamento automático são de fechamento automático e fecham automaticamente assim que você solta o gatilho.
Comprar mosquetão. Veja todos os tipos e preços aqui!
Mosquetões de travamento manual
Você tem que fechar ativamente os mosquetões com um mecanismo de travamento manual (por exemplo, screwgates). Quando se trata de manuseio, isso os torna mais lentos do que os mosquetões de travamento automático. No entanto, os mosquetões de travamento manual têm suas vantagens. Por exemplo, em uma posição de segurança. Se você não fechou o mecanismo de travamento, pode usar um mosquetão de travamento manual como um mosquetão de snap gate normal. Enquanto os mosquetões de travamento automático precisam ser liberados, abertos e mantidos abertos para cada novo elemento a ser adicionado.
Para travar um screwgate, feche o gate e aperte a luva rosqueada internamente, torcendo-a para cima da rosca. Isso trava o screwgate . Sempre verifique se você fez corretamente. Também é recomendado girar o cano meia volta para trás para garantir que não esteja apertado demais e que você ainda possa abri-lo. Verifique se a luva rosqueada funciona suavemente, pois somente então será possível operar o mosquetão com uma mão. Para abrir um screwgate , gire a luva para baixo novamente. Tome cuidado ao usar um screwgate como um mosquetão HMS para segurar um parceiro com um nó italiano . Em certas situações, o nó pode passar por cima do screwgate e abri-lo. Sempre verifique se a corda de frenagem está funcionando corretamente no lado da barra traseira do mosquetão . Ao escalar montanhas e, em particular, ao amarrar geleiras, é recomendado usar um mosquetão de travamento automático em vez de um screwgate. Isso ocorre porque as vibrações da caminhada podem fazer com que um screwgate se abra lentamente.
O Belay Master tem uma proteção que também protege o mecanismo de travamento do parafuso. Como todos os parafusos, primeiro você precisa fechar o mosquetão manualmente. Depois que a manga for apertada, a grande proteção de plástico é encaixada no lugar. A proteção evita que o parafuso abra acidentalmente. Isso torna o Belay Master ideal para uso como um mosquetão HMS ou para amarração em geleiras. A proteção de plástico também evita que o mosquetão torça e o mantém no alinhamento correto. Esta posição evita o carregamento cruzado. É possível fechar um Belay Master com uma mão, mas isso leva tempo e requer prática. Para abrir o portão, solte a proteção e, em seguida, desparafuse a luva de travamento . Observação: o Belay Master não é adequado para uso com certos dispositivos de segurança tubulares e dispositivos tubulares com frenagem assistida. A proteção de plástico pode impedir que certos dispositivos de segurança girem livremente. Isso se aplica em particular a dispositivos de segurança semiautomáticos (por exemplo, Eddy).
MOSQUETÃO COM TRAVAMENTO AUTOMÁTICO
Mosquetões de travamento automático (também conhecidos como mosquetões safelock ou safebiners) têm um mecanismo de portão com mola que fecha automaticamente assim que você o solta. A mola interna neste tipo de mosquetão garante que o portão trave automaticamente e permaneça fechado . Isso os torna rápidos de manusear e garante que eles travem imediatamente. No entanto, você precisa destravar completamente o portão antes de poder abrir o mosquetão novamente.
Mosquetões de trava de torção têm uma manga de torção. Você tem que abri-los girando a manga em aproximadamente 90° antes de poder abrir o portão. Com um pouco de prática, porém, mosquetões de trava de torção são fáceis de usar. O mesmo que com os portões de parafuso, é necessário cuidado ao usar mosquetões com um portão de trava de torção para amarração com um nó italiano. Isso ocorre porque se a corda for posicionada incorretamente, ela pode abrir o portão involuntariamente.
Mosquetões de trava de torção têm uma manga de torção. Você tem que abri-los girando a manga em aproximadamente 90° antes de poder abrir o portão. Com um pouco de prática, porém, mosquetões de trava de torção são fáceis de usar. O mesmo que com os portões de parafuso, é necessário cuidado ao usar mosquetões com um portão de trava de torção para amarração com um nó italiano. Isso ocorre porque se a corda for posicionada incorretamente, ela pode abrir o portão involuntariamente.
A EDELRID desenvolveu um sistema de travamento de portão deslizante para mosquetões que trava rapidamente e é fácil de usar com uma mão. Você desliza para trás a pequena barra na parte externa do portão para abri-lo. Por ser tão simples de abrir, esse tipo de mosquetão é ideal para todas as situações em que você precisa prender um mosquetão de travamento de forma rápida e segura . Também o usamos em nossos quickdraws por esse motivo. Os mosquetões deslizantes são fáceis de manusear e oferecem maior segurança do que os mosquetões normais. Como não há manga rosqueada, os mosquetões deslizantes também podem girar livremente . A maioria dos outros mosquetões com mangas geralmente fica presa em parafusos. Isso significa que os mosquetões deslizantes evitam o risco de enganchar em um parafuso ou dispositivo de segurança e evitam potencial carga cruzada. Além disso, os mosquetões com um mecanismo de travamento de portão deslizante são significativamente mais leves do que outros mosquetões de travamento.
Mosquetões de trava tripla exigem três ações separadas para abrir o mosquetão. Existem dois tipos diferentes: empurrar e girar e puxar e girar. Você move a manga para cima (empurrar) ou para baixo (puxar) e então a gira para destravá -la e abrir o fecho. Isso oferece segurança extra em comparação aos mosquetões de trava giratória padrão. No entanto, a operação com uma mão é bem difícil e requer prática.
Mosquetões de trava de esfera são um tipo especial de mosquetão de trava tripla. Você pressiona a esfera na manga antes de poder girá-la. Isso destrava a manga de trava de esfera. Com um pouco de prática, os mosquetões de trava de esfera são fáceis de usar.
Esses mosquetões combinam um mecanismo de travamento de portão deslizante com uma barra de mola interna. Como tal, eles têm dois mecanismos de travamento completamente automáticos que são completamente independentes um do outro. O mosquetão só abrirá quando a barra de mola for empurrada para cima e o mecanismo deslizante for liberado. Abrir a barra de mola por conta própria ou liberar o controle deslizante por conta própria não é suficiente para abrir o portão. Como é deliberadamente complicado combinar os dois movimentos, esses mosquetões são muito seguros. Além disso, a barra de mola mantém o mosquetão na posição correta e garante que ele não possa ser carregado transversalmente . A segurança extra torna esse tipo de mosquetão ideal para uso com a maioria dos dispositivos de segurança, para segurança com um engate italiano e para amarrar em geleiras. No entanto, alguns dispositivos de segurança tubulares com frenagem assistida não devem ser usados com esse tipo de mosquetão. Isso ocorre porque eles ficam presos na barra de mola interna do mosquetão, o que impede sua função de frenagem assistida . A desvantagem do altíssimo nível de segurança que os controles deslizantes com trava de segurança oferecem é que a combinação de controle deslizante e trava de segurança é difícil de abrir com uma mão.