presentesludi

Search

Quais materiais de construção podem ser reciclados?

materias de demolição recicláveis

Atualmente, não há muita legislação sobre metas de reciclagem para demolição, mas muitas empresas como a nossa declararam metas para atingir taxas de reciclagem de 90%. Há uma diferença entre materiais reciclados e recuperados, que abordaremos aqui, mas, seja qual for o caminho que os materiais seguirem, evitar aterros sanitários sempre que possível é fundamental.

Materiais de construção reciclados

Quaisquer materiais retirados de resíduos e que passaram por processos de fabricação para criar novos produtos ou partes de novos produtos são considerados reciclados. Esses processos de fabricação, é claro, têm sua própria pegada de emissões, mas em uma fração das emissões da produção de novos materiais do zero. Os tipos de materiais de construção que podem ser reciclados incluem:

  • Concreto – Triturado para Hardcore ou substrato sob estradas ou estacionamentos
  • Aço – O aço carbono é 100% reciclável e pode ser processado e reformulado em novos produtos de aço, como vergalhões, vigas,
  • Vidro – Triturado até virar pó como alternativa à areia ou ao cimento
  • Madeira – Lascada e moldada em novas tábuas ou painéis, queimada para bioenergia
  • Borracha – Reprocessada e transformada em novos produtos

Recuperando materiais de construção da demolição

Embora a reciclagem frequentemente exija algum grau de processamento industrial, materiais de construção recuperados podem ser reutilizados em ou próximo à condição original. Material recuperado é qualquer material que já foi parte de outra estrutura, seja um edifício, uma obra temporária ou até mesmo uma linha ferroviária. Se os materiais da demolição forem recuperados, os contratantes podem começar com decapagem suave ou desmontagem estrutural para manter as peças em boas condições antes de usar ferramentas pesadas de demolição.

Materiais recuperados podem ser adaptados e cortados no tamanho certo, repintados ou reformados, limpos ou reparados, mas são basicamente reutilizados em sua forma original. Materiais recuperados podem incluir:

  • Tijolos – Limpos de detritos e reutilizados em novas estruturas de tijolos
  • Aço – Reacabado, lixado, jateado ou refabricado para outra finalidade
  • Vidro – Seja em uma moldura ou em painéis inteiros, o vidro pode ser reutilizado facilmente
  • Madeira – Seções estruturais de madeira e tábuas de piso acabadas, cortadas no tamanho certo e reutilizadas