Embora adoraríamos dizer que toda demolição pode ser desperdício zero, há exceções quando os materiais precisam ir para um aterro sanitário. Qualquer material com contaminação química ou amianto , por exemplo, precisa ser descartado com segurança.
Madeira infestada com cupins ou podridão não pode ser reutilizada na construção, pois não duraria. No entanto, mesmo madeira contaminada pode ser usada para biocombustível ou lascada para composto, então não é uma perda total.
Lixo comum ou material de baixa qualidade não podem ser reciclados, pois os novos materiais precisam ser fortes e de qualidade alta o suficiente para serem usados na construção.
Demolição sustentável e redução de resíduos
Embora a recuperação e a reciclagem de materiais de construção possam adicionar tempo a um projeto, os benefícios são muitos, e eles aparecerão nos relatórios ESG das empresas. O projeto terá uma pegada de carbono menor, criará e apoiará empregos na indústria de recuperação e reciclagem e apoiará uma economia circular na construção, contribuindo para o conjunto de materiais de construção reciclados disponíveis. Novas construções podem reduzir as emissões do transporte de materiais e reutilizar os mesmos materiais no local, como triturar concreto de uma estrutura antiga para fazer concreto para caminhos e estacionamento.